O Governo de Alagoas publicou o edital que marca o início do processo de concessão do Aeroporto de Maragogi à iniciativa privada. O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) permitirá que empresas apresentem estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.
Estudo será realizado sem custos ao Estado
Segundo o secretário de Governo, Vitor Pereira, o Estado escolheu o modelo de PMI por não gerar custos aos cofres públicos. Caso uma empresa tenha seu modelo de gestão aprovado, a concessionária que vencer o futuro processo licitatório arcará com os custos do estudo.
O governo busca atrair investimentos privados para viabilizar um aeroporto eficiente, moderno e integrado ao sistema nacional de aviação.
- Leia também: Domingo é Livre: um impacto positivo para Maceió
Edital permite análise completa de viabilidade
O edital já está disponível no site da Segov e autoriza a realização de estudos operacionais, financeiros, regulatórios e ambientais. Os interessados têm até 15 de junho para apresentar requerimento.
Após a avaliação dos projetos, o Governo decidirá se utilizará os estudos na formatação do edital definitivo de concessão.

Aeroporto de Maragogi deve impulsionar turismo e logística regional
O Aeroporto Costa dos Corais contará com pista de 2,2 km, estrutura para aeronaves de grande porte e terminal com mais de 1.000 m². A operação incluirá transporte de passageiros e cargas.
Segundo a secretária de Turismo, Bárbara Braga, o aeroporto será um divisor de águas para o turismo da Costa dos Corais. Maragogi, município nível A no Mapa do Turismo, deve se consolidar como hub do turismo internacional.
Aeroporto de Maragogi
Será um bom aeroporto com pista de 2.200 x 45m, mas é lamentável que a prefeitura de Maragogi já começou um loteamento no prolongamento da pista de pouso entre a cabeceira e a rodovia AL101 Norte justamente no cone de ruído e área essencial.