A implementação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em Maceió está prestes a alterar significativamente os corredores de transporte da cidade, especialmente a faixa azul, que atualmente serve como corredor prioritário para ônibus.
O prefeito JHC detalhou as mudanças em um vídeo divulgado na sexta-feira (12/07), explicando que as novas faixas exclusivas para o BRT serão localizadas no canteiro central das principais avenidas, como Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima.
O novo sistema BRT contará com 14 km de faixa exclusiva, prometendo melhorar a eficiência do transporte público ao permitir que os ônibus operem sem interferências de veículos particulares.
Com um investimento superior a R$ 2 bilhões, o projeto incluirá 23 estações e um terminal principal no Eustáquio Gomes, que servirá como o ponto central de integração e contará com tecnologia avançada, como câmeras de videomonitoramento e telões informativos.
A mudança gradativa inclui a remoção da atual faixa azul, uma vez que a faixa da esquerda, dedicada exclusivamente aos ônibus, estiver completa.
Esta mudança visa reduzir o congestionamento e aumentar a pontualidade dos ônibus, que terão intervalos de apenas 5 minutos entre as viagens.
O sistema BRT também contará com 63 linhas alimentadoras que atenderão todos os bairros da cidade, garantindo uma cobertura abrangente e eficiente para os usuários.