O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb) lançou a campanha “O assédio não é passageiro – Importunador, sua próxima parada é na cadeia” no dia 23 de julho.
Esta é a sexta edição da campanha, que visa conscientizar a sociedade sobre a importunação sexual no transporte coletivo.
A campanha deste ano utiliza mídias tradicionais e novas, como painéis de LED em locais estratégicos e ônibus com plotagem especial, para aumentar o impacto da mensagem.
Guilherme Borges, presidente do Sinturb, destacou a importância da campanha para o bem-estar social e a busca por novas formas de torná-la mais impactante.
Além das ações visuais, a campanha também inclui o treinamento de motoristas de Maceió, em parceria com o Sest Senat, para prepará-los a lidar com casos de importunação sexual.
A campanha ganhou reforço com a parceria do Eufêmea, um portal de conteúdo feminino que abordará o tema em matérias e vídeos, trazendo relatos de vítimas e orientações sobre como agir em casos de importunação sexual.
Esta colaboração visa ampliar a discussão e aumentar a segurança nos ônibus para as mulheres.