Na manhã dessa quinta-feira (21), no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em Jaraguá, ocorreu uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A reunião foi promovida pelo Programa Municipal de Combate à Tuberculose e teve o objetivo de avaliar os indicadores da doença por cada Unidade Básica de Saúde, identificando as potencialidades e fragilidades, e discutindo com os profissionais da Atenção Básica, que acompanham as pessoas acometidas pela doença, estratégias para melhorar o desempenho e alcance das metas.
A responsável técnica do Programa, Tatiana Almeida, falou sobre as atividades que estão sendo realizadas. “Durante esta semana e a próxima, estamos empenhados em sensibilizar nossas Unidades de Saúde para que abordem mais amplamente o tema da tuberculose. Além disso, estamos desenvolvendo ações para intensificar o combate à doença, aproveitando o período em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose”, explicou.
Na reunião, o Programa abordou a necessidade de conscientização sobre a tuberculose e oportunizou o momento para realizar a avaliação dos indicadores anuais de tuberculose.
“Avaliamos os indicadores como taxa de cura, taxa de abandono do tratamento, realização de exames de contato, e testagem para HIV em todas as unidades de saúde, por distrito. Esse processo permite que as unidades se enxerguem dentro do contexto geral, comparando-se inclusive com outras regiões da cidade. Mais do que simples números, essa avaliação é uma oportunidade de escutar os profissionais de saúde, entender suas dificuldades e sugestões para a melhoria contínua dos indicadores”, relatou a técnica.
O Programa Municipal de Controle da Tuberculose em Maceió realiza ao longo desta semana e da próxima, visitas às unidades de saúde, participando das atividades programadas e oferecendo suporte sempre que necessário.