Comitê Municipal da Igualdade racial realiza primeira escuta ativa contra o racismo

52

A Prefeitura de Maceió, junto ao Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), realiza nesta quinta-feira (21), o primeiro Ciclo de Conversas nos Territórios: (Sobre) Vivências Negras e os Desafios da Cidadania Diante do Racismo. A iniciativa vai acontecer das 9h às 16h, no Instituto Amigos da Periferia, no conjunto Cidade Sorriso I, localizado no Benedito Bentes. 

A roda de conversa acontece em alusão ao Dia Internacional da Luta contra o Racismo que tem o intuito de promover a escuta ativa nas comunidades, favelas e periferias.

Em 1966, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o dia 21 de março pela luta contra a discriminação racial, em memória ao chamado Massacre de Shaperville, em Johanesburgo, na África do Sul, em 1960. Na ocasião, 69 pessoas morreram e centenas ficaram feridas após um confronto com a polícia.

A presidente do Compir, Arísia Barros, afirma que o Comitê Municipal da Igualdade Racial será o propositor e condutor das ações e discussões que promovam a igualdade racial e a inclusão social nas comunidades. 

“Os negros e negras buscavam a cidadania naquela época, porque os espaços eram restritos. O racismo inibe caminhos e, para conquistar essa cidadania, é preciso que essa luta seja sempre renovada. Vamos refletir sobre como se constrói o ideário da negritude, coletando histórias, memórias e troca de saberes, além de fortalecer o enfrentamento ao racismo e promover a cidadania”, pontua.

Durante o evento, algumas secretarias estarão presentes com ações que incentivam a luta antirracista na capital alagoana.

Confira a programação e a atuação de cada pasta municipal:

09h às 09h30 – Abertura com apresentação afro artística;

09h30 às 10h00 – Frente de honra e apresentação do projeto;

10h00 às 10h40 – Conversa sobre o letramento racial + ação da biblioteca com ônibus dentro do contexto racial. (Semed);

10h40 às 11h10 – Diálogo com a secretária de habitação sobre projetos antirracistas dentro dos programas do município de Maceió;

13h00 às 13h30 – Diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre saúde pública na periferia (epidemias);

13h30 às 14h00 – Plantando sementes da ancestralidade negra com Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb);

10h00 às 16h00 – Atendimento do Cadastro Único e dinâmica de mapeamento racial com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).

O colegiado é vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), tendo como meta o enfrentamento e combate ao racismo, que é crime o Brasil, sugerindo, acompanhando, monitorando medidas e mecanismos de promoção da igualdade racial na capital alagoana.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui