Estudantes da rede municipal de Maceió comemoram chegada dos fardamentos

21

A entrega dos fardamentos para cerca de 55 mil estudantes da rede pública municipal de ensino de Maceió tem proporcionado um sentimento de pertencimento ao ambiente escolar para os alunos. A chegada dos kits foi comemorada por toda a comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Hebert de Souza, localizado no bairro de Jacarecica, principalmente pelas crianças.

“Eles se sentem muito mais pertencentes ao ambiente escolar. Muitos chegaram aqui e falaram: tia olha a farda da minha escola”, revelou a vice-diretora Lucila Maria Paladane.

A gestora conta, ainda, da felicidade dos pequenos em usar o novo material. “Os pais não sabiam o tamanho do calçado dele [de um aluno], então eu percebi que estava apertado nele porque era um número menor, mas, mesmo assim, ele não deixou de usar os tênis novos até eu trocar pela numeração correta e ficou realizado”, disse Lucila.

As crianças aprovaram todos os itens do novo fardamento, especialmente o casaco, que é a grande novidade, e a mochila. “Eu achei muito bonito. Gostei mais do casaco. É muito legal”, contou o pequeno Douglas, de 5 anos.

A aquisição do material é fruto de um investimento inicial de R$ 24,3 milhões da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Lembrando que a distribuição dos kits começou com a Educação Infantil, e prossegue no começo de abril com o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), a secretária municipal de Educação, Jó Pereira, destacou que a entrega é resultado de um grande planejamento e esforço da gestão do prefeito JHC e de toda Semed.

“Para que pudéssemos entregar esse fardamento há uma equipe da Semed que está trabalhando muito, com o apoio do prefeito JHC, desde o ano passado, para que nossas escolas e CMEIS tenham a melhor educação, a que vai transformar Maceió na gigante que ela precisa ser. Nós estamos tomando conta do nosso futuro hoje, cuidando dos nossos gigantinhos, e nesse contexto, é essencial que eles se sintam pertencendo ao ambiente escolar ”, destacou Jó.

Os estudantes estão recebendo os kits que incluem tênis, meias, mochila, bermuda, camisa de manga curta, camisa sem manga, calça e jaqueta. Já as crianças, da Educação Infantil, receberão também sandália papete, tapa fralda e short-saia ou vestido.

Pérola dos Santos, de 5 anos, conta o que mais gostou no fardamento. “Minha mãe disse que fiquei linda com o fardamento. Eu gostei mais da bolsa e da saia”, afirmou a menina.

A vice-diretora destacou o impacto social que a chegada desses fardamentos têm gerado.

“Nós temos alunos aqui muito carentes que realmente nunca tiveram acesso a tênis, bolsas. E vimos os olhos deles brilharem ao receberem o fardamento”, pontuou.

Para além do impacto social, o fardamento é extremamente importante para a identificação do estudante da rede pública da capital alagoana. “Muito importante a criança estar fardada pois nós conseguimos identificá-la dentro da escola ou onde ele esteja. Para a família também é muito bom porque nem sempre eles têm uma roupinha adequada para vir pra escola”, frisou Lucila Maria.

A entrega dos kits aos estudantes começou na segunda-feira (18) pela Educação Infantil. Cerca de 11 mil crianças serão beneficiadas. Ao longo dos próximos dias os uniformes serão distribuídos aos estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), impactando na vida escolar e social dos milhares de alunos das unidades escolares públicas de Maceió.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui