Inovações na mobilidade: Maceió implementa semáforos inteligentes e expande ciclovias

A Prefeitura de Maceió está realizando significativos avanços na mobilidade urbana através de investimentos em tecnologia e infraestrutura.

Dentre as iniciativas destacam-se a implementação de semáforos inteligentes com tecnologia 4G, a inauguração de uma sala de controle de trânsito e a expansão da malha cicloviária da cidade.

O novo Centro de Controle Operacional (CCO) do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) foi inaugurado em maio com um investimento de R$ 1,2 milhão.

Este centro centraliza a gestão do parque semafórico de Maceió, permitindo a detecção remota de falhas e comunicação direta com os condutores via painéis de LED.

Atualmente, um terço dos semáforos de Maceió operam com inteligência artificial e metade com controle remoto 4G, melhorando a fluidez do trânsito.

Além disso, a cidade expandiu sua malha cicloviária de 30 km para 71 km, beneficiando mais de 300 mil ciclistas.

Para melhorar a segurança no transporte público, foram instalados painéis de LED e realizadas ações educativas, além de ajustes no itinerário de várias linhas de ônibus e adição de novas linhas.

Outras iniciativas incluem a melhoria do transporte público com a introdução de ônibus equipados com ar-condicionado, passe livre para estudantes, e a iniciativa “Domingo é Livre” para usuários do Vamu Cidadão, que permite viagens gratuitas aos domingos.

Deixe um comentário