A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) recebeu, na última segunda-feira (25), a visita dos alunos do 3° período do curso de enfermagem da Uninassau, como parte da disciplina de Epidemiologia. Essa iniciativa, que promove a integração entre o serviço público e o campo acadêmico, é uma frente já estabelecida em diferentes setores na Secretaria Municipal de Maceió (SMS).
O encontro proporcionou aos estudantes uma experiência direta com a prática da Vigilância Epidemiológica e outros aspectos relacionados à saúde coletiva e programas de saúde.
Guiados pelas técnicas da Coordenação de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da SMS, Audrey Moura e Camila Ellen, os alunos foram conduzidos por todos os setores da diretoria, desde a Vigilância Sanitária e Ambiental até a Vigilância Epidemiológica, permitindo uma visão abrangente das atividades realizadas para garantir a saúde pública em Maceió.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade da Vigilância Epidemiológica, que monitora os casos de doenças de notificação compulsória. Além disso, foram apresentadas as análises epidemiológicas realizadas, incluindo o Boletim Epidemiológico das Arboviroses. Essa experiência proporcionou aos alunos uma conexão entre a teoria ensinada em sala de aula e a prática profissional, através das ações desenvolvidas pelas áreas técnicas da diretoria.
“Os alunos vieram conhecer a Diretoria de Vigilância em Saúde e a realidade da Vigilância Epidemiológica, que realiza o monitoramento dos casos de doenças de notificação compulsória. Conheceram também a concretização de análises epidemiológicas com o Boletim Epidemiológico das Arboviroses, tendo uma aproximação da teoria ministrada no ambiente acadêmico com a prática profissional, através das ações que realizamos aqui nas áreas técnicas”, relatou a técnica da Vigilância Epidemiológica, Audrey Moura.