As pessoas com dívidas assumidas entre o período de 2019 a 2022 agora podem renegociar os débitos por meio do programa Desenrola, levado pelo Procon Maceió às ações itinerantes do Brota na Grota. A população das comunidades de difícil acesso que recebem a visita do programa, também podem fazer denúncias, cobrar assistência técnica ou resolver outros problemas na relação de consumo.
Além disso, por meio de uma parceria com a Equatorial, a Prefeitura de Maceió também tem levado aos bairros mais distantes os serviços de atendimento, troca de lâmpadas antigas por LED e parcelamento de dívidas com a empresa.
Nesta sexta-feira (22), o Brota na Grota esteve no bairro de Riacho Doce, onde centenas de moradores aproveitaram para receber atendimento perto de casa.
De acordo com a assessora jurídica do Procon Maceió, Teresa Manoela, só em uma manhã, cerca de 10 pessoas foram atendidas. O foco do órgão é resolver situações em que o consumidor esteja com um produto danificado e não obteve a assistência técnica devida, ou casos em que as pessoas queiram negociar débitos antigos, como empréstimos ou compras que não reconhecem e estão sendo cobradas e também aquelas que foram feitas, mas a pessoa não conseguiu pagar.
“Trazer esses serviços para as comunidades é levar acessibilidade aos consumidores que não conseguem se locomover a um dos nossos núcleos de atendimento. A gente traz o serviço de forma gratuita e consegue proporcionar as resoluções”, explicou a assessora.
Junto à Equatorial, a população pode solicitar ligação de energia, troca de titularidade da conta, ser incluída no programa de baixa renda, pedir desligamento ou qualquer outro serviço que pode ser solicitado em uma agência.
Também é realizada na ação itinerante a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED, limitada a cinco por conta-contrato, e ainda é possível fazer parcelamentos com descontos especiais.
O Brota na Grota leva também serviços do Sine Maceió à população, que foi um dos motivos pelo qual Janaína Souza de Melo, moradora do bairro Riacho Doce, buscou atendimento. Ela não tem experiência de emprego, mas procurou informações sobre como pode concorrer a uma vaga de trabalho.
Além disso, ela foi atendida pelo médico clínico geral, para pedir exames de saúde, e levou a cadelinha dela para vacinar e castrar. “Desde o ano passado, a gente está com ela e eu queria castrar, mas não tenho condições, porque tá muito caro. Estão cobrando 500 reais. Hoje eu já saí daqui com o agendamento”, elogia.
Elisângela da Silva também foi atendida na ação itinerante da Prefeitura de Maceió. Ela é tutora do gato Mingau e marcou a castração do animal. Além disso, buscou a atualização do Cadastro Único para receber o Bolsa Família. “No cadastro aparece que ainda estou fichada, mas eu não estou mais. E eu tenho uma filha, não estou trabalhando, por isso quero dar entrada, pra conseguir manter a casa”, afirma.
O Brota na Grota está presente nas comunidades, todos os dias, por meio do trabalho da Secretaria de Infraestrutura e da Autarquia de Iluminação Pública. Além disso, todas as sextas realiza a ação itinerante com a participação de nove secretarias municipais: Desenvolvimento Social, Transportes e Trânsito, Mulher e Cidadania, Bem Estar Animal, Saúde, Trabalho, Esporte, Limpeza Urbana e Educação.