Saúde promove palestra sobre AVC para profissionais da Atenção Primária

25

A Saúde de Maceió (SMS) promoveu, nesta terça-feira (2), uma palestra sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC) para profissionais que atuam na Atenção Primária da capital.  Organizado pela Rede de Urgência e Emergência do município, o evento teve como principal objetivo apresentar o fluxo de assistência aos usuários com AVC, além de treinar os trabalhadores para a adequada identificação de sinais e sintomas da doença.

A coordenadora-técnica da Rede de Urgência e Emergência do município, Ederise Rego, destacou a importância de aperfeiçoar a conduta dos profissionais para atender os usuários do SUS de forma assertiva e qualificada.

“Sabemos que o AVC pode levar a quadros muito graves, mas também temos consciência de que, quando identificado em tempo hábil, há muitas chances do paciente se recuperar sem grandes problemas. Por isso, estamos aqui para preparar os profissionais para o reconhecimento dos sinais e sintomas em tempo hábil e, além disso, saber para quais locais o usuário pode ser encaminhado para receber o atendimento adequado”, esclareceu a coordenadora.

Ederise Rego, coordenadora-técnica da Rede de Urgência e Emergência do município.  Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS
Ederise Rego, coordenadora-técnica da Rede de Urgência e Emergência do município. Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS

A Diretora de Atenção à Saúde, Alayde Ricardo, enalteceu o impacto positivo que o fortalecimento da relação entre a rede básica e de urgência e a atenção primária, exerce sobre a qualidade da assistência aos usuários do SUS.

“Acreditamos que essa integração entre a rede de urgência e a rede de atenção primária só traz excelentes resultados para o processo de trabalho e, consequentemente, para o usuário do SUS. Momentos como esse despertam nosso olhar e nos enche de motivação para voltarmos aos nossos postos de trabalho com uma nova perspectiva”, pontuou.

Alayde Ricardo fala da satisfação com a integração entre Atenção Primária e Rede de Urgência. Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS
Alayde Ricardo fala da satisfação com a integração entre Atenção Primária e Rede de Urgência. Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS

Para conduzir a palestra, o evento contou com a neurologista Thaysa Avelino. A médica falou aos participantes sobre assuntos como o reconhecimento de sinais e sintomas, tipos de AVC, causas e consequências da doença.

“Hoje, o AVC é a principal causa de morte no Brasil e os índices demonstram que, a cada quatro pessoas, uma vai desenvolver a doença. Esse cenário nos fala sobre a grande prevalência da enfermidade e nos convida a equipar os profissionais de saúde com o máximo de estratégias possíveis para saber lidar com o problema de forma rápida e assertiva. Esse é nosso maior objetivo com o encontro”, enfatizou a profissional.

Médica fala sobre importância de reconhecer precocemente os sinais do AVC. Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS
Médica fala sobre importância de reconhecer precocemente os sinais do AVC. Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS

A estudante de medicina, Camila Brouwers Kur, compareceu ao evento com suas colegas de curso para ampliar seus conhecimentos sobre o tema.

“Atualmente, estamos fazendo estágio na Unidade de Saúde do Novo Mundo e viemos hoje a essa qualificação, justamente, para aprender mais sobre o assunto e poder agregar maior qualidade ao atendimento dos usuários que nos procuram diariamente. Consideramos o tema de extrema importância para nossa formação e futura atuação enquanto profissional”, disse a estudante.

Camila compareceu ao evento com colegas do curso de medicina para aprender sobre o tema. Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS
Camila compareceu ao evento com colegas do curso de medicina para aprender sobre o tema. Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS

De acordo com a Rede de Urgência e Emergência de Maceió, além do treinamento realizado nesta terça-feira, o setor vai oferecer um cronograma com outras qualificações ao longo de todo o ano para os profissionais da Saúde. O próximo treinamento está previsto para acontecer no dia 18 de abril e abordará assuntos relacionados ao Suporte Básico de Vida.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui