Saúde realiza ações alusivas ao Dia Mundial da Água

19

No dia 22 de março, o mundo celebra o Dia Mundial da Água, uma oportunidade para refletir sobre a importância desse recurso essencial para a vida humana e para o planeta como um todo. Este ano, o tema “A água para a paz. A água nos une, o clima nos move” nos lembra da conexão intrínseca entre a água, o clima e a harmonia entre os povos.

Em Maceió, a Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), em parceria com a Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (COPES) e o Renasce Salgadinho, está liderando esforços para conscientizar a população sobre a importância da preservação da água.

Neste mês de março, em que é celebrado o  Dia Mundial da Água, diversas ações foram realizadas, desde reuniões educativas até visitas técnicas, com o objetivo de envolver a comunidade na proteção desse recurso precioso.

Uma das iniciativas destacadas foi o trabalho conjunto com educadores físicos, visando transmitir conhecimentos sobre preservação ambiental às crianças em idade escolar. 

“A VSA participou de uma reunião organizada pela COPES, que teve como ponto principal preparar os educadores físicos para que levem a temática para crianças de diversas faixas etárias. Assim se torna mais eficiente a introdução desta consciência dentro da rotina familiar. As crianças são os direcionadores do futuro, elas precisam ser preparadas para que haja um olhar mais cuidadoso quanto à importância de preservarmos o meio ambiente, evitando assim alterações que influenciem na saúde do ser humano”, relatou a gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Andrea Eufrazio. 

Além disso, a Vigilância em Saúde Ambiental está realizando visitas às empresas de caminhão-pipa e distribuidoras de água, sensibilizando-os sobre a importância de manterem seus sistemas de abastecimento de acordo com os padrões estabelecidos pela Portaria GM/SM nº 888 de 04 de maio de 2021.

Essa abordagem proativa visa garantir a qualidade da água fornecida à população e promover uma cultura de responsabilidade ambiental. Buscando alcançar o máximo de pessoas possível quanto a conscientização da importância dos cuidados necessários com a água potável para consumo humano, no intuito de mitigar o risco à saúde humana.

A VSA reforça para a população que, à medida que comemoramos o Dia Mundial da Água, é essencial lembrar que cada um de nós desempenha um papel crucial na proteção desse recurso vital. Pequenas ações, como economizar água em casa e evitar o desperdício, podem ter um impacto significativo quando realizadas em escala coletiva.

“Todo ano se faz uma ação para levar à população mais informações a respeito desta problemática. Sigamos com o pensamento de que cada pessoa é de fundamental importância para que no futuro não haja a necessidade de racionamento de água e com isso de comida também, uma vez que com a redução da água não há diversidade de alimentos”, conclui a gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Andrea Eufrazio. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui